Pescadores encontram peixe-lua em Pernambuco

21 de setembro de 2006 • 12h58 • atualizado às 16h13

Pescadores de São José da Coroa Grande, em Pernambuco, encontraram no fundo do mar um peixe-lua, com 1,7 metros de comprimento. O animal, de formas arredondadas e corpo achatado, vive, geralmente, a mais de 600 metros de profundidade.

» CORREÇÃO: Pescadores encontram peixe-lua em Pernambuco

Acredita-se que ele tenha sido mordido por um tubarão e trazido à tona, de acordo com o Jornal Hoje. O animal será empalhado e levado para o museu oceanográfico da cidade.

A espécie é cientificamente conhecida como Mola mola e, na literatura inglesa é conhecida como "sunfish" (peixe-sol). De acordo com o professor Jorge P. Castello, do Departamento de Oceanografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o animal é visto com freqüência nas águas quentes da Corrente do Brasil. Muitas vezes é encontrado flutuando deitado e à deriva na superfície.

Muitos barcos pequeno porte como alguns veleiros, costumam se chocar com o animal. Em algumas ocasiões, o choque pode produzir avarias nas embarcações menores.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »