Os presos durante a Operação Galáticos serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.
Segundo nota da Polícia Federal, as investigações começaram em dezembro de 2004. A quadrilha usava programas de computador para obter a senha da conta corrente das vítimas por meio de e-mails, com mensagens falsas, e pela página de relacionamento conhecida como Orkut.
Com os dados bancários das vítimas, o grupo fazia a transferência do dinheiro para contas de "laranjas", além de comprar produtos pela Internet, recarregar celulares pré-pagos e pagar boletos bancários.
Algumas empresas de Imperatriz do Maranhão participavam do esquema. Elas recebiam parte dos valores desviados por meio da emissão de boletos bancários falsos e pelo sistema de pagamento on-line.
De acordo com a Polícia Federal, a operação recebeu o nome de Galáticos porque os investigados se consideravam estrelas por acreditarem que nunca seriam presos, já que ostentavam os bens adquiridos de forma ilegal.
Agência Brasil