inclusão de arquivo javascript

 
 

Ministra britânica vem ao Brasil e se reúne com Lula

30 de junho de 2006 16h30 atualizado às 16h48

A ministra de Relações Exteriores do Reino Unido, Margaret Beckett, visitará o Brasil na próxima semana e se reunirá em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o chanceler Celso Amorim.

Segundo informou hoje o Ministério de Exteriores do Reino Unido em comunicado, Beckett, que permanecerá no País entre 2 e 4 de julho, se reunirá na próxima segunda-feira na capital federal com Lula e Amorim.

A ministra discutirá com ambos as relações bilaterais e a próxima cúpula do G8 (sete países mais ricos e Rússia), que será realizada em meados de julho na cidade russa de São Petersburgo e à qual Lula comparecerá como convidado.

Beckett, que será recebida com um jantar em Brasília oferecido por Amorim, tem agendada uma conferência na Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo e intitulada "O desafio do multilateralismo", mas o comunicado da chancelaria britânica não confirmou a data desse evento.

Nesse discurso, a ministra abordará a necessidade de integrar países emergentes como o Brasil no sistema multilateral a fim de responder a desafios como a estabilidade econômica mundial, a mudança climática, a segurança energética e a extrema pobreza.

Beckett, nomeada ministra de Exteriores em maio, já viajou ao Brasil em 2004 como titular de Assuntos Rurais e Meio ambiente. Lula, por sua vez, fez uma visita de Estado ao Reino Unido em março, quando foi recebido pela rainha Elizabeth II da Inglaterra e se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.