inclusão de arquivo javascript

 
 

Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital

23 de junho de 2006 19h46 atualizado às 23h14

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou que foi fechado hoje (23) acordo técnico com o Japão sobre o padrão de TV digital a ser adotado pelo Brasil. Mas ressalvou que a decisão final só será anunciada na próxima semana, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião que terá com representantes do sistema japonês.

O acordo, segundo a assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações, prevê a inclusão das inovações pesquisadas por cientistas brasileiros no padrão japonês. Em função dessa incorporação, o padrão de TV digital já está sendo chamado de nipo-brasileiro e, conforme acrescentou a assessoria, o governo planeja assegurar a gratuidade da TV aberta em padrão digital para toda a população brasileira, a fim de ampliar a indústria e estimular a tecnologia nacional.

O ministério informa ainda que a preferência pelo sistema japonês se deve ao fato de permitir a transmissão móvel, o que não acontece com o padrões europeu, que só permite a alta definição para televisores. "Para fazer a transmissão para o telefone celular, o sistema europeu tem que usar um serviço fora da transmissão normal de TV digital. Para isso, então, seria necessário pagar às companhias telefônicas, principalmente as de celulares. O único sistema que consegue fazer tudo isso é o japonês", disse o ministro Hélio Costa.

Agência Brasil