PUBLICIDADE

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

21 dez 2015 - 19h03
Compartilhar
Exibir comentários

Fogo consome rapidamente os três andares do museu. Um bombeiro morre durante a operação de extinção das chamas.Com exposições basicamente virtuais, o acervo deve ser recuperado.

Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta segunda-feira (21/12), o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Praça da Luz, na região central de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros 37 viaturas e 97 agentes participaram da operação. Um dos bombeiros morreu no combate ao fogo.

A assessoria do museu disse ainda não saber as causas do incêndio ou se o acervo da instituição foi atingido. Como o museu fica fechado às segundas-feiras, não havia visitantes.

Informações iniciais indicam que o incêndio começou no primeiro andar. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio está controlado e em fase de rescaldo. Relatos do local, no entanto, afirmam que as chamas estariam avançando sobre a área da estação, em direção à torre principal onde fica o famoso relógio da Luz, uma réplica da torre Big Ben de Londres.

O museu está localizado numa parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. O complexo da Estação da Luz é tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan).

Aberta ao público há uma semana, a mostra "Esta sala é uma piada" está localizada numa sala do terceiro andar do museu, com 100 charges, caricaturas e quadrinhos selecionados do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, cujo tema este ano foi a sociedade contemporânea e a corrupção. Havia obras de países como Irã, Turquia, França e Cuba.

Inaugurado oficialmente em 2006, o Museu da Língua Portuguesa teve seu projeto avaliado em 37 milhões de reais. Sua exposição interativa é distribuída em três andares e basicamente virtual, mostrando facetas do português como, por exemplo, origens de palavras e projeções de obras da literatura brasileira.

Uma das idealizadoras do museu, a cineasta e socióloga Isa Grinspum Ferraz, declarou-se "chocada" com o incêndio. Devido à natureza das exposições, que continham em sua maioria materiais digitais, contudo, ela avalia que vá ser possível recuperar o acervo. "Tinha poucos objetos em exposição. Temos arquivos do conteúdo. Tudo isso poderá ser recuperado", disse, em entrevista à DW.

Incêndios anteriores

Atualmente a Estação da Luz atende a duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e duas do Metrô. As linhas 7 e 11 da CPTM tiveram a circulação interrompida entre as estações Luz e Brás, devido ao incêndio.

A Estação da Luz foi parcialmente destruída por um incêndio em 1946, que consumiu arquivos e documentos, e danificou a fachada da avenida Tiradentes.

Em 2013, um grande incêndio atingiu o auditório Simón Bolivar do Memorial da América Latina, um centro cultural da cidade de São Paulo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Aproximadamente 100 bombeiros participaram da operação e o rescaldo durou cerca de 15 horas, mas o fogo destruiu cerca de 90% do auditório.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade