PUBLICIDADE

IBGE: casais sem filhos e lares chefiados por mulheres aumentam

28 nov 2012 - 10h04
Compartilhar

Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

Maior número de casais sem filhos e mais mulheres chefes de família. Esse é o retrato que a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traça do cenário dos arranjos familiares do país. A parcela de casais que opta em não ter filhos não para de crescer. Dos chamados arranjos familiares com parentesco identificados em casas em todo o Brasil, 18,5% são constituídos por casais sem filhos. Em 2001, essa proporção era menor, e significava 13,8% do total.

Ao mesmo tempo, reduziu-se, proporcionalmente, a parcela da população que vive casada e que tem filhos. Pelos dados da Pnad 2011, ela significa 46,3% dos arranjos familiares. Dez anos antes, os casais com filhos representavam 53,3% do total.

Os lares comandados por uma mulher, sem parceiro, e com filhos, perderam força, de acordo com o instituto. Se em 2001 os arranjos familiares com tais características significavam 17,8% do total, em 2011 passaram a representar 16,4%. Para o IBGE, essas variações podem estar associadas ao fato de as pessoas estarem tendo cada vez menos filhos.

"Tal padrão de organização dos arranjos está associado à tendência de queda da fecundidade, que, por sua vez, também pode ser atribuída ao desenvolvimento das relações de gênero, no contexto das transformações econômicas e sociais por que passa a sociedade brasileira e contemporânea", afirma o texto da Síntese de Indicadores Sociais, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

Foi identificado ainda um crescimento significativo na proporção de lares chefiados por mulheres. No total de domicílios onde residem casais sem filhos, 18,3% têm a mulher como figura principal. Em 2001, tal proporção não passava dos 4,5%.

Já 18,4% dos lares com casais com filhos têm na figura feminina o personagem preponderante. Em 2001, as mulheres que eram casadas e tinham filhos chefiavam 3,4% dos lares. Cai número de lares com mais de uma família sob o mesmo teto

O levantamento mostra ainda que 4,4% dos domicílios tem mais de uma família convivendo. Na região Norte, 7,4% dos lares têm mais de um núcleo familiar. No Nordeste, essa proporção chega a 5,5%, e no Sudeste não passa de 3,2% do total.

Em 2001, mais famílias viviam juntas sob o mesmo teto. Segundo o IBGE, 7,4% do total de lares tinham mais de um núcleo familiar. Na região Norte, 10,5% dos domicílios tinham mais de uma família. No Nordeste, registrava-se 9,1% das casas com duas ou mais famílias sob o mesmo teto. No Sudeste, tal proporção chegava a 6,8%.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade