PUBLICIDADE

IBGE: Brasília é ponto de partida mais rápido para quem viaja de avião

Pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta que posição estratégica da capital federal facilita integração com a rede aérea do País

21 mai 2013 - 10h04
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Palco de abertura da Copa das Confederações, Brasília não deverá ser problema para quem quer se deslocar rapidamente de avião durante a competição. Quem embarca na capital federal gasta, em média, menos tempo para chegar ao destino final. Ao pegar um avião na cidade, o passageiro passa, em média, 8% do dia, ou cerca de duas horas, se deslocando, segundo a pesquisa Ligações Aéreas 2010, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A avaliação engloba todas as viagens que partem de Brasília, onde será disputado, no dia 15 de junho, o jogo entre Brasil e Japão, que abre a competição preparatória para a Copa do Mundo 2014.

Movimento na Ponte Rio-SP mais que dobra em 25 anos

BH é o ponto de partida mais barato para quem viaja de avião, diz IBGE

"Brasília se beneficia de sua posição central no território nacional, que facilita a conectividade com o conjunto da rede, notadamente para a Região Norte e parte do Nordeste. Além de ser um grande roteador de tráfego em nível nacional, também desempenha um papel significativo na geração desse mesmo tráfego, pois abriga os elementos fundamentais para o funcionamento do Estado”, aponta o estudo.

Quem pega avião em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte fica voando 2,1 horas, em média. O Rio vai sediar três jogos da Copa das Confederações, sendo que um deles será a grande final, marcada para o dia 30 de junho. Belo Horizonte também terá três partidas.

Quem sai de Salvador gasta 2,3 horas, em média, se deslocando. A capital baiana sediará três partidas. Logo depois aparecem Curitiba (2,9 horas), Campinas e Goiânia (3,1 horas). Fortaleza e Recife, duas outras sedes da Copa das Confederações, têm gasto médio de 3,3 horas de deslocamento, como ponto de partida, ainda de acordo com o IBGE. Cada uma dessas cidades também receberá três jogos.

Na Região Norte, o passageiro tem que ter mais paciência para voar. Quem pega um avião em Tabatinga (AM) gasta, em média, 18,4 horas se deslocando, o equivalente a 77% do dia. Outras duas cidades da Região Norte são pontos de partida com maior dificuldade para se chegar ao destino final. Quem decola de Parintins (AM) e Cruzeiro do Sul (AC) fica, em média, 10,3 horas em trânsito - isso corresponde a 43% de um dia.

Quem sai de Passo Fundo (RS) gasta 9,3 horas médias em deslocamento, pouco mais do que as 9,1 horas médias que um passageiro que sai de Tefé (AM) ou Joaçaba (SC) leva.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade