PUBLICIDADE

Ibama cobra da Petrobras relato de vazamento no pré-sal

2 fev 2012 - 01h36
Compartilhar

O Ibama notificou a Petrobras a apresentar em cinco dias um relatório detalhado sobre os procedimentos adotados diante do vazamento que ocorreu em um dos campos no pré-sal da bacia de Santos, informou o órgão regulador nessa quarta-feira.

O relatório deve citar as ações de emergência que a estatal realizou ao tomar conhecimento do vazamento ocorrido na plataforma que realiza o teste de produção no prospecto de Carioca Nordeste.

O Ibama quer que a Petrobras detalhe os procedimentos previstos no Plano de Emergência aprovado no licenciamento ambiental concedido para a exploração da área.

Em nota, o órgão ambiental afirma que a Petrobras poderá ser punida dependendo do que for informado. "A depender das informações a serem apresentadas, a empresa poderá receber sanções", diz em nota. Tanto Ibama como Agência Nacional do Petróleo (ANP) minimizaram a possibilidade de o petróleo chegar à costa. As autoridades informaram que sobrevoaram o local."O helicóptero embarcado na Fragata Niterói realizou dois sobrevoos hoje (quarta), nos quais foram avistadas manchas dispersas, em uma área aproximada de 70 km², deslocando-se para sudoeste, confirmando a indicação de baixa possibilidade do óleo alcançar o continente", informou a ANP.

A Petrobras informou que todos os procedimentos de contingência vêm sendo adotados desde terça-feira, em resposta ao rompimento ocorrido no duto que liga a plataforma ao poço de petróleo do FPWSO Dynamic Producer. A estatal disse que os procedimentos foram iniciados logo após a identificação da ocorrência e que foram recolhidos 15 m³ de água oleosa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade