PUBLICIDADE

Hospital de campanha é montado para atender vítimas em Teresópolis

12 jan 2011 - 16h45
(atualizado às 17h56)
Compartilhar

Um hospital de campanha foi montado nesta quarta-feira no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, conhecido como Pedrão, em Teresópolis, região metropolitana do Rio de Janeiro. A medida é para agilizar os atendimentos às vítimas das chuvas na cidade, pois o ginásio fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O hospital de campanha realiza pequenos atendimentos.

O ginásio também recebe desabrigados e desalojados pela chuva. Médicos-legistas de Petrópolis, que moram em Teresópolis, foram convocados para auxiliar o trabalho.

O prefeito de Teresópolis (RJ), Jorge Mario, assinou nesta quarta-feira o decreto de calamidade pública após o temporal responsável pela morte de pelo menos 71 pessoas na cidade. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140 mm de chuva.

Os bairros mais atingidos foram os de Poço dos Peixes, Caleme, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e as localidades de Pessegueiros e de Bonsucesso, no interior do município.

De acordo com a prefeitura, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham desde 2h da madrugada, percorrendo a cidade e prestando atendimento às famílias atingidas. A prefeitura disse que ainda não é possível contabilizar o número de desaparecidos e desabrigados com o temporal porque as equipes de resgate encontram dificuldades para chegar em muitas localidades.

Número de mortes chega a pelo menos 96

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio de Janeiro provocaram a morte de pelo menos 96 pessoas desde a noite de terça-feira, segundo levantamento feito pelo Terra a partir de dados das defesas civis municipais. Entre as vítimas, estão três bombeiros que seguiam para Nova Friburgo para auxiliar no resgate de famílias soterradas.

Outros três bombeiros foram resgatados dos escombros e um continua soterrado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia informado que quatro soldados tinham morrido no deslizamento. A secretaria disse também que mais quatro pessoas morreram em após as chuvas na cidade, entre elas uma criança e um bebê.

Esta manhã, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez um sobrevoo na região e conversou com lideranças políticas sobre os estragos. O governador do Estado, Sérgio Cabral, disse em comunicado que lamenta pelas mortes e demonstrou solidariedade às famílias dos bombeiros mortos em Nova Friburgo. Cabral também solicitou o apoio da Marinha Brasileira, no transporte da frota e de equipamentos do Corpo de Bombeiros às áreas atingidas.

Veja onde foram registradas as mortes:

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade