PUBLICIDADE

Homicídio é principal causa de morte de jovens de 16 e 17 anos no Brasil

29 jun 2015 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

O homicídio representou a principal causa de morte dos jovens de entre 16 e 17 anos no Brasil em 2013, segundo o estudo "Mapa da Violência", apresentado nesta segunda-feira no Senado.

Dos 8.153 jovens dessa faixa de idade falecidos em 2013, 46% (3.749) foi vítima de assassinato, o que representa uma média de 10,3 homicídios por dia, de acordo com o estudo de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.

Em audiência pública na CPI do assassinato de jovens no Senado, Jacobo avaliou que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que está em análise na Câmara dos Deputados, "vai aumentar os índices de violência" no país.

"As evidências apontam que o índice de reincidências com as medidas socioeducativas é de cerca de 30%, enquanto no sistema prisional é de 70%. (...) Se esses jovens são analfabetos em criminalidade vão sair da prisão com um pós-doutorado", ressaltou.

O estudo de Jacobo também alerta que o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás do México e El Salvador, em um ranking de 85 países com adolescentes de 15 a 19 anos mortos por homicídio.

"Com nossos níveis de violência e a redução da maioridade penal, seremos os primeiros do mundo (no ranking)", comentou Jacobo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade