PUBLICIDADE

Gravações revelam ajuda financeira de partidos ao MBL

27 mai 2016 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

Movimento que se diz apartidário recebeu recursos de PMDB, Solidariedade, PSDB e DEM para impulsionar protestos a favor do impeachment. Partidos teriam pagado também viagens de manifestantes a Brasília.

Gravações divulgadas nesta sexta-feira (27/05) pelo site de notícias Uol revelaram que o Movimento Brasil Livre (MBL), que organizou diversos atos pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, recebeu dinheiro de partidos políticos, como PMDB, Solidariedade, PSDB e DEM.

Fundado em 2014, o MBL se declara apartidário e afirma ter sido criado para combater a corrupção. O movimento acabou se tornando uma das principais vozes a favor do afastamento de Dilma e organizou diversos protestos a favor do impeachment pelo país. Para manter a estrutura, a entidade, da qual faz parte o ativista Kim Kataguiri, pede doações em seu site.

Apesar de o MBL defender o seu caráter apartidário, as gravações obtidas pelo Uol revelaram uma aproximação do movimento com partidos da oposição. Segundo o Uol, o MBL recebeu apoio financeiro de partidos para impressão de panfletos, aluguel de carro de som e de ônibus para levar manifestantes a protestos, além de pagar lanches para os viajantes.

O apoio ao movimento não ficou somente em recursos financeiros. Numa gravação de fevereiro, Renan Antônio Ferreira dos Santos, coordenador do MBL, afirma ter feito um acordo com partidos para a divulgação dos protestos do dia 13 de março.

A reportagem revelou que o apoio de partidos da oposição ao MBL, nos protestos contra Dilma, ocorreu em três frentes. O Solidariedade, além de financiar carros de som, teria, junto com DEM, disponibilizado sua estrutura para divulgar os protestos de 13 de março. O PMDB teria pagado pela impressão de panfletos com a inscrição "Esse impeachment é meu", slogan do MBL. Já o PSDB teria financiado a viagem de manifestantes a Brasília para o protesto de 11 de maio, dia da votação no Senado da admissibilidade do processo contra Dilma.

A versão do MBL

Procurados pelo site, o PMDB negou trabalhar em parceria com MBL. O PSDB disse que houve uma tentativa de parceria com o movimento, mas que ela não chegou a ser concretizada. Já DEM e Solidariedade confirmaram a atuação em conjunto no protesto de 13 de março.

Em nota, Renan Antônio Ferreira dos Santos, do MBL, confirmou a autenticidade das gravações e disse que lideranças de vários partidos integravam o comitê do impeachment. "As manifestações não são do MBL. 13 de Março pertence a todos os brasileiros, e nada mais natural que os partidos de oposição fossem convidados a usar suas redes de divulgação e militância para divulgar a data. Não houve nenhuma ajuda direcionada ao MBL", disse, ressaltando que a aproximação com as lideranças políticas foi fundamental para o afastamento de Dilma.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade