PUBLICIDADE

Governo vai convocar conferência para discutir a saúde mental no país

30 set 2009 - 21h24
Compartilhar

O governo vai convocara 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental paradiscutir entre outros assuntos a questão da saúdemental no Brasil. A decisão é do presidente Luiz InácioLula da Silva e foi comunicada pelo seu chefe de gabinete, GilbertoCarvalho, aos representantes da Marcha pela Reforma do SistemaPsiquiátrico, realizada hoje (30) na Esplanada dosMinistérios, em Brasília.

O grupo entregou aGilberto Carvalho um relatório com as denúncias demortes de pessoas com transtornos mentais nas unidades de internaçãopor uso indevido de medicamentos.

De acordo com asecretaria-executiva da Rede Nacional Internúcleos da LutaAntimanicomial (Renila), Nelma Melo, Carvalho entendeu a urgênciade se tomar as medidas para combater o problema "das mortes noshospitais psiquiátricos".

Segundo ela, a expectativaé de que a conferência seja realizada em 2010. O últimoencontro nacional para discutir a assistência à saúdemental foi realizado em 2001.

Durante a marcha, os manifestantespediram a humanização das políticas públicaspara o tratamento de 23 milhões de brasileiros com distúrbiosmentais.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade