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Governo lança campanha para atualizar cadernetas de vacinação infantil

15 ago 2013 - 15h42
(atualizado às 18h30)
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O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira uma campanha de vacinação para atualização da caderneta de vacinação para crianças de até 5 anos. A mobilização atingirá uma faixa de 14,4 milhões de crianças. A data de mobilização nacional será o dia 24 de agosto e a campanha se estenderá até o dia 30.

“É importante fazer com que a vacinação esteja em dia. Fazer com que todas as crianças menores de cinco anos vão aos postos levando a caderneta. Aí a equipe de saúde analisa se está faltando alguma. Se tiver alguma dose atrasada, vacina naquele momento”, explicou o secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. “Se a criança só toma a primeira dose, ela não está protegida contra aquela doença”, alertou. 

Ao longo da campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário  básico infantil, como a da BCG, a da poliomielite, a tríplice viral, entre outras. Para atender a demanda esperada, o governo acionará 34 mil postos de aplicação, 350 mil profissionais de saúde, além de postos volantes para alcançar regiões menos assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Perder a caderneta de vacinação não é desculpa para deixar de levar as crianças aos postos. “O mais importante é levar a criança. Se não tiver caderneta, leva a criança”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Lá no posto de saúde pode ter algum registro e se não tiver, há regras muito claras de como atualizar a caderneta de vacinação”.

Uma das preocupações do governo é o aumento do número de turistas estrangeiros no ano que vem para a Copa do Mundo. A metodologia de imunização brasileira é elogiada no âmbito internacional.  “O Brasil é uma referência dentro dos países-membros dos Brics”, afirmou o representante da Organização Mundial da Saúde, Joaquín Molina, referindo-se ao bloco dos países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Para que a campanha tenha a maior abrangência possível, o Ministério da Saúde investiu em campanhas de publicidade na televisão, no rádio, além de material impresso. Os jingles vão ao ar entre os dias 18 e 30 de agosto.

Fonte: Terra
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