PUBLICIDADE

Força Nacional chega ao RN para conter rebeliões em prisões

Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade devido às rebeliões

17 mar 2015 - 11h32
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Força Nacional reforça a segurança no Rio Grande do Norte
Força Nacional reforça a segurança no Rio Grande do Norte
Foto: Wallace Araújo / Futura Press

O governo do Rio Grande do Norte declarou nesta terça-feira estado de calamidade em seu sistema carcerário e pediu reforços da polícia pela intensificação das rebeliões que começaram na quarta-feira passada em prisões do Estado. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SSP-RN) confirmou ao Terra que agentes da Força Nacional, corpo de elite vinculado ao Ministério da Justiça, chegaram na manhã de hoje.

A secretaria informou em seu perfil no Twitter que cerca de 300 agentes da Força Nacional de Segurança já operam no Rio Grande do Norte e que sua primeira missão foi escoltar a transferência de 89 presos.

Como uma medida para isolar líderes das rebeliões, os presos foram transferidos do Centro de Detenção Provisório de Potengi, em Natal, para uma prisão no município de Parelhas, a 250 quilômetros.

Na madrugada desta terça-feira ocorreu uma nova rebelião na prisão conhecida como Pereirão, no município de Caicó, que tem capacidade para 367 presos mas uma população carcerária de 600 pessoas. Em menos de uma semana já ocorreram rebeliões em oitos prisões no Estado, seis em Natal, uma em Parnamirim e uma em Nísia Floresta.

ônibus foram queimados durante a revolta de alguns presos
ônibus foram queimados durante a revolta de alguns presos
Foto: Wallace Araújo / Futura Press

Parte das instalações carcerárias foram destruídas e quatro ônibus e uma patrulha da polícia militar foram incendiados nos últimos dias em Natal.

De acordo com autoridades locais, vários bairros na região metropolitana de Natal amanheceram nesta terça-feira sem transporte público pelo temor de novos ataques como represália pelas medidas adotadas para controlar as rebeliões.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade