PUBLICIDADE

Governo do Rio diz que 7 mil famílias estão em abrigos provisórios

16 jan 2011 - 12h43
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de Teresópolis

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, afirmou na manhã deste domingo em Teresópolis que 7 mil famílias estão abrigadas nos 60 abrigos providenciados nos locais afetados pela catástrofe na Região Serrana. Segundo o secretário, 300 t de alimentos foram providenciadas com a ajuda de 20 grandes empresas e 190 t já foram distribuídas. "Nossa carência agora é por material de higiene e limpeza", disse.

O ginásio Pedrão recebia neste domingo uma multidão de pessoas em busca não apenas dos donativos, mas de uma segunda via de seus documentos de identificação perdidos na tragédia. Dez vans foram estacionadas no lugar para servir de base para a retirada dos papéis. O diretor do Detran fluminense, responsável pela emissão do documento, Fernando Avelino, compareceu ao local. "É possível tirar uma nova identidade apenas com a checagem de dados, sem a necessidade de apresentar uma certidão de nascimento se estiver perdida", afirmou. No caso de os dados estarem em sistema eletrônico, a identidade sai na hora. Se for necessário a checagem na capital, o prazo pode chegar a quatro dias.

Um volume de recursos da ordem de R$ 35 milhões foi investido pelo Governo Federal no pagamento de aluguel social para entre 6 mil e 7 mil famílias. Segundo Neves, o auxílio é provisório e a intenção é de integrar as famílias aos programas habitacionais para retirá-los das áreas de risco. "Além da importância assistencial do auxílio, a economia local não entra em colapso pela falta de liquidez", disse.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Crianças desabrigadas brincam no ginásio municipal Pedro Jahara, conhecido como "Pedrão", em Teresópolis
Crianças desabrigadas brincam no ginásio municipal Pedro Jahara, conhecido como "Pedrão", em Teresópolis
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade