PUBLICIDADE

Governo do Paraná culpa Black Blocs por confronto e prende 7

PM impediu que manifestantes se aproximassem da Assembleia e mais de 200 pessoas ficaram feridas

29 abr 2015 - 20h20
(atualizado em 8/6/2015 às 19h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Sete pessoas foram detidas por estarem envolvidas em tais ataques aos policiais
Sete pessoas foram detidas por estarem envolvidas em tais ataques aos policiais
Foto: Joka Madruga / Futura Press

Após a ação da Polícia Militar sobre manifestantes, em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (29), o governo do Estado enviou uma nota oficial lamentando o episódio e responsabilizando "manifestantes estranhos ao movimento dos servidores" pela confusão.

A partir do uso de bombas de gás, spray de pimenta e jatos d’água, a PM impediu que manifestantes se aproximassem da Casa e mais de 200 pessoas ficaram feridas. Na nota, porém, o governo defende que os policiais é que foram atacados.

Siga Terra Notícias no Twitter

"O radicalismo e a irracionalidade de pessoas mascaradas e armadas com pedras, bombas de artifício, paus e barras de ferro, utilizados contra os policiais, são responsáveis diretos pelo confronto", defende o comunicado, que diz ainda que policiais acabaram feridos, assim como os manifestantes..

Mesmo com tantos feridos e com a desaprovação pública da prefeitura de Curitiba, o governo do Paraná defende a ação policial no episódio
Mesmo com tantos feridos e com a desaprovação pública da prefeitura de Curitiba, o governo do Paraná defende a ação policial no episódio
Foto: CUT-PR / Divulgação

Sete pessoas foram detidas por estarem envolvidas em tais ataques aos policiais. Além disso, investigações apontam que alguns dos "responsáveis pela confusão" são ligados ao grupo Black Bloc.

Para Richa, movimento dos servidores estaduais é político:

Mesmo com tantos feridos e com a desaprovação pública da prefeitura de Curitiba, o governo do Paraná defende a ação policial no episódio e diz que a PM foi "destacada para cumprir a ordem judicial de proteção à Assembleia e ao seu livre exercício democrático". 

Manifestantes e policiais entram em confronto na Alep:

O confronto teve início no começo de uma sessão na Assembleia responsável pela votação do projeto do governo Beto Richa (PSDB), que propõe a reforma na previdência do funcionalismo estadual. Mesmo com o conflito, a votação continuou e o projeto foi aprovado em primeira votação com 31 votos favoráveis e 20 contrários.

Confira a íntegra da nota do governo do Paraná:

O Governo do Paraná lamenta profundamente os atos de confronto, agressão e vandalismo provocados na tarde desta quarta-feira (29) por manifestantes estranhos ao movimento dos servidores estaduais que estavam concentrados em frente à Assembleia Legislativa. 

As reiteradas tentativas desses manifestantes de invadir o espaço do Parlamento Estadual culminaram com a ação de defesa das forças policiais, destacadas para cumprir a ordem judicial de proteção à Assembleia e ao seu livre exercício democrático. 

O radicalismo e a irracionalidade de pessoas mascaradas e armadas com pedras, bombas de artifício, paus e barras de ferro, utilizados contra os policiais, são responsáveis diretos pelo confronto que se instalou na Praça Nossa Senhora de Salete. Lamentavelmente, policiais e manifestantes saíram feridos. 

Sete pessoas foram detidas por envolvimento direto nos ataques aos policiais. E a investigação sobre os atos protagonizados por pessoas ligadas ao movimento Black Bloc já está em curso, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade