PUBLICIDADE

Governo deve dialogar com manifestantes e 'buscar soluções', diz Temer

18 jun 2013 - 12h07
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Em viagem oficial a Israel, o vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que, diante da onda crescente de protestos no Brasil, deve haver diálogo para que os problemas sejam solucionados. "O governo federal deve dialogar com os manifestantes para averiguar quais são as queixas principais e depois terá que encontrar soluções; devemos incentivar o diálogo, saindo do pressuposto de que o direito à manifestação é um direito democrático, estipulado em nossa Constituição", disse ele.

"Devemos incentivar o diálogo no Estado e nos municipios; as manifestações são fruto da vitalidade da democracia brasileira", acrescentou. Para o vice-presidente, a onda de protestos nas cidades brasileiras representa "uma revelação cabal da ascensão social de milhões de cidadãos". "Enquanto 40 milhões de brasileiros estavam na probreza absoluta não havia reivindicações, mas agora há protestos voltados para a melhoria dos serviços públicos", afirmou. "Devemos ver o significado positivo dessas manifestações populares, mas também é preciso preservar as instituições", completou.

Excessos

Se referindo aos protestos da última quinta-feira na capital paulista, Temer também defendeu que "os excesso da polícia sejam apurados". "O governador (de São Paulo, Geraldo Alckmin) já instruiu a Corregedoria (da Policia Militar) a investigar os excessos cometidos por policiais durante as manifestações", disse.

"É preciso que haja um braço investigatório e um braço fardado, que tenha uma função preventiva e repressiva", salientou. Temer iniciou na segunda-feira uma visita oficial de cinco dias a Israel e à Palestina, onde deverá se encontrar com os principais líderes das duas partes. Em Tel Aviv, o vice-presidente inaugurou um novo Centro Cultural do Brasil.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade