PUBLICIDADE

Governo cria comissão de especialistas para avaliar Pnad

O prazo para a conclusão dos trabalhos será de dois meses, com possibilidade de prorrogação mediante solicitação justificada

23 set 2014 - 08h14
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministério do Planejamento criou uma comissão de especialistas</p>
Ministério do Planejamento criou uma comissão de especialistas
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Ministério do Planejamento criou uma comissão de especialistas para avaliar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, com o intuito de desfazer "quaisquer dúvidas" quanto aos dados do levantamento recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, assinada pela ministra da pasta, Miriam Belchior, diz que a comissão avaliará os dados da pesquisa para identificar "eventual necessidade de revisão, e colaborar com a administração pública na sugestão de medidas gerenciais, processuais, tecnológicas e operacionais para prevenir ocorrência de revisão de dados".

O prazo para a conclusão dos trabalhos será de dois meses, com possibilidade de prorrogação mediante solicitação justificada. Na sexta-feira, o governo informou que os resultados da Pnad de 2013 referentes à renda dos brasileiros e concentração de renda no País continham erros em função da utilização uma projeção de população incorreta em sete Estados que têm mais de uma região metropolitana.

No fim de semana, a ministra do Planejamento disse que o governo iria esperar a conclusão da comissão de sindicância sobre o caso para tomar providências sobre possíveis afastamentos de responsáveis do IBGE, órgão que é vinculado ao ministério.

Segundo a portaria publicada nesta terça, a assessoria econômica do Ministério do Planejamento prestará apoio administrativo aos trabalhos da comissão, que contará com cinco membros. Fazem parte do grupo Claudio Dedecca, Diana Sawyer, Gustavo Gonzaga, Eduardo Luiz Rios Neto e Maria Paula Ferreira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade