PUBLICIDADE

Gol opera 70% do total de voos atrasados no Brasil

2 ago 2010 - 08h53
(atualizado às 23h27)
Compartilhar
Thaís Sabino
Direto de São Paulo

Os principais aeroportos brasileiros registraram 614 (26%) atrasos nos 2.360 voos previstos da meia-noite até as 23h desta segunda-feira, segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Do total de voos atrasados, 430 eram da Gol, o que representa 70% dos voos fora do horário.

Em nota, a Gol informou que os atrasos desta segunda-feira são, ainda, um reflexo do "intenso tráfego aéreo na sua malha", registrado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do aeroporto de Congonhas, que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

"Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários", diz o comunicado.

A companhia afirma trabalhar "intensamente" para normalizar a situação dos voos, acionando tripulantes extras e equipes de monitoramento nos aeroportos.

Pilotos da Gol que desembarcavam em Congonhas demonstraram insatisfação com a situação. Em entrevista ao Terra, os funcionários, que não quiseram se identificar, afirmaram que a categoria estuda entrar em greve nos próximos dias para reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo os pilotos, a proposta de paralisação foi uma iniciativa dos co-pilotos, que pediam aumento salarial. Após os problemas verificados no último fim de semana, entretanto, a adesão à greve deve se estender aos comandantes.

O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registrava 56 voos atrasados dos 216 previstos até 23h, com sete cancelamentos. Em Congonhas, dos 248 voos previstos nesta segunda, 62 estavam atrasados e 31 foram cancelados.

No Rio, 51 dos 128 voos previstos para pousar e decolar no Galeão atrasaram, com nove cancelamentos. No aeroporto Santos Dumont, dos 171 voos previstos até 23h, 28 atrasaram e 23 foram cancelados.

O aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, registrava atraso em 51 dos 210 voos previstos até 23h, com oito cancelamentos. Em Confins, em Minas Gerais, dos 112 voos previstos, 36 atrasaram e três foram cancelados.

Passageiros fazem fila nos guichês da Gol em Congonhas
Passageiros fazem fila nos guichês da Gol em Congonhas
Foto: Eduardo Enomoto / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade