PUBLICIDADE

Gol cancela voos para Uruguai e Argentina por cinzas de vulcão

12 jun 2011 - 22h54
(atualizado às 23h50)
Compartilhar

A Gol Linhas Aéreas informou, na noite deste domingo, que todos os voos programados para as cidades de Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai (origem e destino), programados para a noite de hoje e para a manhã de segunda-feira, foram cancelados por causa de um novo avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue.

Cancelamento de voos no Sul do País teve reflexos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Cancelamento de voos no Sul do País teve reflexos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Foto: Léo Pinheiro / Terra

De acordo com informe da Infraero, até às 23h de domingo, 11,5% dos 2159 previstos atrasaram e 5,8% deles foram cancelados. No aeroporto de Congonhas (SP) o índice de atrasos era de 12,3% e os cancelamentos somavam 6,4%. Em Guarulhos, das 225 decolagens previstas, 26 atrasaram e 30 foram canceladas.

Segundo informe da TAM divulgado às 22h, entre os voos da companhia que operam fora do horário previsto, a média de espera era de 28 minutos na malha doméstica com 17% com espera acima de 31 minutos. Já na malha internacional, a média era de 26 minutos com 14% dos voos operando com espera acima de 31 minutos.

A Gol informou que está entrando em contato com os passageiros por telefone, email e SMS, mas os afetados podem agilizar o atendimento através dos números: 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).

A empresa orienta que os passageiros que viajaram entre os destinos afetados devem consultar a empresa antes de se deslocar ao aeroporto. A empresa diz que providenciar reacomodação sem a cobrança de taxas, e que os passageiros poderão solicitar o cancelamento do bilhete com reembolso total do valor pago.

Mais cedo, vários voos previstos para a noite de hoje e para a madrugada de segunda-feira foram cancelados em Montevidéu. Informações do aeroporto local apontavam para as 3h (pelo horário de Brasília) de segunda-feira a chegada das cinzas do vulcão chileno.

As companhias Copa Airlines e American cancelaram seus voos para Montevidéu, informaram funcionários de operações do Aeroporto Internacional de Carrasco na capital uruguaia. O site do aeroporto internacional de Barajas, em Madri (Espanha), dava conta do cancelamento de um voo que devia partir para Montevidéu na noite de domingo.

A decisão foi tomada tendo em conta a previsão de chegada das cinzas às 3h locais (mesmo horário em Brasília) ao espaço aéreo uruguaio. As autoridades informaram que a previsão era de que a nuvem de cinzas sobrevoasse Buenos Aires às 22h locais de domingo. Com esses dados, as autoridades do aeroporto informaram que possivelmente a maioria dos voos voltarão a ser cancelados na segunda-feira.

A nuvem de cinzas provêm do vulcão chileno Puyehue obrigou a suspensão na quinta e sexta-feira dos voos internacionais dos maiores aeroportos da Argentina, assim como os do Uruguai e aqueles com conexão ao Brasil e várias capitais sul-americanas.

Com informações da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade