Brasil

publicidade
21 de junho de 2010 • 23h52

Gastroenterologista Henrique Walter Pinotti morre aos 81 anos

 

O professor emérito da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Henrique Walter Pinotti morreu, aos 81 anos, nesta segunda-feira, no Hospital Sírio Libanês, vítima de câncer, segundo informações da assessoria de imprensa da universidade. Seu corpo foi velado na Sala da Congregação da FMUSP e será enterrado na terça-feira, às 10h, no Cemitério do Araçá, na capital paulista.

Ele foi professor titular da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, de 1984 a 1999, e desde 2000 era membro da Associação dos Professores Eméritos da FMUSP, da qual foi presidente entre 2005 a 2009.

Pinotti era colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, e publicou centenas de trabalhos em revistas brasileiras e em estrangeiras. Em 1994, publicou o Tratado de Clínica Cirúrgica do Aparelho Digestivo publicação considerada inédita no Brasil. Em 2010, junto com outros autores, publicou Cancer of the Esophagogastric Junction: Diagnosis and Treatment.

Ele foi o responsável pela criação da revista ABCD Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, voltada à divulgação, em inglês, das contribuições científicas relevantes da cirurgia digestiva brasileira.

Ele se formou em medicina pela USP, em 1955, e conclui especialização em Gastroenterologia nove anos depois.

Redação Terra