PUBLICIDADE

Garis fazem greve e ruas do Rio amanhecem sujas de lixo

Os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 3% feita pela Comlurb

13 mar 2015 - 14h49
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Os garis do Rio de Janeiro entraram em greve, na madrugada desta sexta-feira (13), já que não houve acordo ontem com a Comlurb, empresa de limpeza urbana da prefeitura. No início da manhã, algumas vias do centro e da Lapa já tinham lixo acumulado nas ruas. A categoria fez uma manifestação em frente ao Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Rio e chegou a ocupar parte da rua Doutor Satamini, na Tijuca, na zona norte da cidade.

Siga o vc repórter no Twitter

Lixo já estava acumulado nas ruas do centro do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira
Lixo já estava acumulado nas ruas do centro do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira
Foto: José Lucena / Futura Press

Os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 3% feita pela Comlurb. Eles pedem aumento equivalente ao índice da inflação, além de 40% de acréscimo no adicional de insalubridade e vale-alimentação de R$ 27 por dia.

Desembargador do Trabalho, Theocrito Borges dos Santos Filho considerou a greve ilegal, já que, segundo ele, a categoria não comunicou com antecedência mínima de 72 horas. Em sua decisão, ele determinou a suspensão imediata da paralisação, sob pena de multa diária ao sindicato, de R$ 100 mil.

O presidente do sindicato, Luciano Araújo, afirmou que a instituição vai recorrer da multa. “Nós tivemos uma assembleia hoje, com mais de 1,2 mil trabalhadores. A indignação do trabalhador foi tanta, por causa dos 3%, que decidiram fazer a greve de imediato, por tempo indeterminado. Mas vamos recorrer dessa decisão (da Justiça)”, disse. Uma nova assembleia está marcada para este sábado, às 15h.

No ano passado, os garis do Rio cruzaram os braços por oito dias, inclusive no período do Carnaval, e toneladas de lixo ficaram acumuladas por toda a cidade. Na ocasião, o movimento conseguiu 44% de aumento salarial.

Por meio de nota, a Comlurb informou que a negociação do acordo coletivo da categoria se estende até o dia 31 de março e disse ter sido surpreendida pelo anúncio da greve sem aviso prévio. A empresa também afirmou que está sempre aberta ao diálogo.

Esta matéria também foi sugerida pelo leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), por meio do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade