PUBLICIDADE

Fundação Telefônica apoiará fóruns contra o trabalho infantil

9 dez 2011 - 14h21
Compartilhar

A Fundação Telefônica firmou convênio com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti) para contribuir com o fortalecimento dos fóruns estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente, para o enfrentamento ao trabalho precoce. O objetivo é coordenar, juntamente com os fóruns, ações de mobilização, como campanhas, discussões pela internet e realização de caravanas pelas cidades, visando à sensibilização da opinião pública.

O projeto vai apoiar os 16 fóruns estaduais previstos para 2012 e 2013, envolvendo 236 organizações que os compõem, além de 32 autoridades públicas e 160 crianças e adolescentes que participam dos eventos. A Fundação Telefônica também quer integrar as ações dos fóruns às da Rede Latino-Americana contra o Trabalho Infantil, lançada recentemente pela instituição na internet e que já conta com mais de 9 mil participantes.

A expectativa da instituição, segundo a diretora de Programas da fundação, Gabriella Bighetti, é de que os estados se mobilizem para mapear e construir diagnósticos e, com isso, possam organizar planos de ação de combate ao trabalho precoce. "As formas de trabalho infantil que persistem no Norte e Nordeste, como o doméstico ou na agricultura, exigem uma atuação coordenada entre os atores sociais e de grande sensibilização da sociedade, para que o problema seja percebido como tal e possa ser enfrentado", afirma.

O trabalho infantil afeta grande número de crianças no Norte e Nordeste do País. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) do IBGE, 756.590 crianças entre 5 e 14 anos estava trabalhando nas duas regiões em 2009, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na região Norte. As crianças desempenham funções principalmente na lavoura, pecuária, serviço doméstico e comércio.

Há 11 anos, a Fundação Telefônica atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no País, sendo que o trabalho infantil é uma das principais vertentes nesta área. Trata-se da principal iniciativa desenvolvida no âmbito do setor privado para lutar contra o trabalho precoce na América Latina e está alinhada aos Objetivos do Milênio, que propõe a erradicação das piores formas de trabalho infantil até 2015, e de todo trabalho infantil antes de 2020. A instituição atende diretamente a mais de 245 mil crianças e adolescentes no continente latino-americano, sendo aproximadamente 15 mil no Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade