PUBLICIDADE

Funai terá 3,1 mil novos contratados por concurso até 2012

28 dez 2009 - 16h48
(atualizado às 17h43)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira decreto que cria 3,1 mil novas vagas na Fundação Nacional do Índio (Funai) entre 2010 e 2012. Também são previstos 85 cargos em comissão, que poderão ser preenchidos sem concurso.

"O decreto dá maior capacidade de presença da instituição onde vive a população indígena", disse o presidente da Funai, Márcio Meira.

De acordo com ele, 90% dos novos contratados vão trabalhar na ponta, longe do serviço burocrático. Atualmente, a estrutura da Funai tem 2,4 mil pessoas.

A expectativa é de que seja ampliado o número de Frentes de Proteção Etnoambiental de populações indígenas isoladas na Amazônia, passando de seis para 12. "Isso significa mais proteção para os povos indígenas que vivem em situação de isolamento", explicou o presidente da Funai. Também haverá reforço e instalação de novas unidades em regiões onde a presença da Funai é precária.

Dois destes locais - as regiões de Lábrea e Humaitá, no sul da Amazônia - receberão escritórios. A coordenação regional de Boa Vista, em Roraima, onde está a reserva indígena Raposa Serra do Sol, também receberá reforço de pessoal.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade