PUBLICIDADE

FMI mantém alta de 2,5% para PIB neste ano, mas reduz previsão para 2014

8 out 2013 - 12h21
Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve as previsões de crescimento da economia brasileira de 2,5% este ano e sugeriu que o país deve continuar combatendo a inflação com juros mais altos.

Em relatório divulgado nesta terça-feira, o FMI repetiu a previsão feita para o Brasil em um documento de julho. A expectativa do FMI é semelhante à do mercado brasileiro, que na segunda-feira aumentou a previsão de 2,4% para 2,47%, segundo o mais recente Boletim Focus do Banco Central.

Entretanto, devido à perspectiva de desaceleração global e condições mais difíceis nos mercados financeiros, o Fundo revisou para baixo, em 0,7 ponto percentual, as previsões para crescimento do Brasil e da América Latina para 2014.

Antes, o FMI previa que o PIB brasileiro iria crescer 3,2% no ano que vem. Agora, a expectativa é que a economia brasileira repita em 2014 os 2,5% de crescimento deste ano.

Inflação e juros

"A recente desvalorização da moeda (real) vai melhorar a competitividade externa (do Brasil) e parcialmente compensar o efeito negativo nos títulos do governo. Mas a inflação mais alta diminuiu a renda real e pode afetar o consumo", diz o documento do FMI.

"Onde pressões inflacionárias persistem (incluindo no Brasil), o aperto monetário continua recomendado."

A taxa de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar a alta dos preços na economia. Em abril, o governo brasileiro interrompeu uma política de redução de juros básicos, iniciada há dois anos.

A taxa Selic havia chegado a 7,25% - o patamar mais baixo desde 1997 -, mas já atingiu 9% - voltando ao nível de abril de 2012.

No entanto, em três meses neste ano (março, maio e junho) o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo, usado oficialmente pelo governo para metas inflacionárias) acumulado em 12 meses já ficou acima do limite mais alto da meta do governo, de 6,5%.

O desempenho do Brasil é destacado como positivo na primeira metade deste ano. No segundo trimestre, o PIB brasileiro cresceu 1,5%. Mas, de acordo com o Fundo, esse cenário não deve se sustentar até o final do ano.

"No Brasil, o crescimento acompanhou os investimentos mais fortes, incluindo em estoques. No entanto, indicadores apontam para atividade mais moderada na segunda metade do ano", afirma o FMI.

México

A surpresa negativa na América Latina em 2013 foi o México.

A economia do país deve crescer 1,2% neste ano - menos da metade do índice previsto pelo FMI para o Brasil.

"A inesperada redução de crescimento do México está relacionada à diminuição dos gastos governamentais, declínio do setor de construção e demanda fraca nos Estados Unidos."

O relatório do FMI também sugere que há uma mudança nos "condutores da atividade global".

"A economia mundial entrou em outra fase de transição", diz o FMI.

"A China e países emergentes estão deixando para trás picos cíclicos. Seus índices de crescimento devem continuar muito acima dos níveis das economias avançadas, mas abaixo dos altos índices dos últimos anos."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade