PUBLICIDADE

Famílias são removidas em reintegração de posse em São Paulo

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano é proprietária do terreno na divisa entre os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Guarulhos

3 ago 2015 - 13h18
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Militar (PM) acompanha hoje (3) a reintegração de posse de um terreno de 2,7 milhões de metros quadrados, localizado na divisa entre os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, na grande São Paulo. A área, de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), cruza o Rodoanel, que chegou a ser bloqueado, por segurança, em ambos os sentidos das 6h às 10h.

Parte do terreno foi desocupada, sem resistência, no início da manhã. Porém, um conjunto onde estão sendo construídas 391 unidades habitacionais foi ocupado na madrugada deste sábado (1º). Os policiais avaliam se farão a desocupação ainda hoje.

Conjunto onde estão sendo construídas 391 unidades habitacionais foi ocupado
Conjunto onde estão sendo construídas 391 unidades habitacionais foi ocupado
Foto: Vanessa Nunes / vc repórter

Segundo a assessoria de imprensa da CDHU, o conjunto em fase de construção tem 50% das estruturas construídas, que são ocupadas por aproximadamente 80 pessoas. No restante do terreno, será construído um empreendimento e outra parte dessa área, com muitos eucaliptos, é de preservação ambiental.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O capitão da PM David de Oliveira informou que, na chegada dos policiais, de manhã, havia apenas cinco famílias, que deixaram seus barracos pacificamente. “Havia 5 mil lotes demarcados, com barracos montados, mesmo que precariamente. Todos já tinham saído”, disse ele.

A única resistência por parte dos moradores foi a colocação de troncos de árvores, removidos por retroescavadeiras. O capitão avalia que a operação de remoção nessa parte do terreno, onde havia os barracos, deve terminar ainda hoje. De acordo com ele, 550 policiais militares participaram da ação, incluindo membros da Tropa de Choque, da Cavalaria e da Polícia Ambiental.

Colaborou com esta notícia a leitora Vanessa Nunes, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade