PUBLICIDADE

Falha em sistema da Gol causa caos nos aeroportos do Rio pelo 2º dia

2 abr 2013 - 09h33
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia depois da neblina que fechou o aeroporto Santos Dumont por algumas horas e prejudicou a volta de turistas que passaram o feriadão de Páscoa no Rio de Janeiro, os aeroportos da cidade sofrem mais uma vez. Todos os voos da Gol Linhas Aéreas estão atrasados devido a uma falha no sistema da companhia aérea. Segundo informações preliminares da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos 46 voos programados pela Gol para partir dos dois aeroportos, 20 voos (19 no Galeão e um no Santos Dumond) atrasaram mais de 30 minutos e três foram cancelados(dois no Galeão e um no Santos Dumond).

Todo o trâmite para embarque no Santos Dumont e no Galeão teve de ser feito manualmente, causando filas enormes em ambos os aeroportos. Segundo a Gol, a falha foi provocada por uma manutenção programada no servidor da companhia no início da madrugada de terça-feira. A companhia garante que o problema já foi solucionado e o check-in volta a funcionar gradativamente - a Anac confirmou que o sistema foi restabelecido nos dois aeroportos às 8h20.

A Anac notificou a companhia aérea e exigiu que a empresa preste esclarecimentos sobre o problema. As informações repassadas pela Gol serão incorporadas a um processo de auditoria operacional iniciado em outubro de 2012, que investiga a instabilidade nos sistemas de check-in de algumas companhias aéreas.

A agência que regula a aviação civil no País também fez recomendações à Gol - entre elas, que a empresa aperfeiçoe o backup do sistema de check-in (ou sistema reserva) para o processamento de passageiros nos aeroportos. A Anac disse que, se essas recomendações não forem seguidas, a companhia aérea pode sofrer restrições operacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade