PUBLICIDADE

Exército registra 25 militares brasileiros feridos no Haiti

14 jan 2010 - 19h39
(atualizado às 22h42)
Compartilhar

O Exército Brasileiro informou nesta quinta-feira que o total de militares feridos no terremoto que atingiu o Haiti subiu para 25. Segundo comunicado divulgado nesta noite, dois feridos foram levados para a República Dominicana, um foi internado no Hospital Argentino e 22 estão na base General Bacellar, sede do Batalhão Brasileiro (Brabatt).

Carros ficaram destruídos após o terremoto
Carros ficaram destruídos após o terremoto
Foto: AFP

De acordo com o Exército, a maioria dos militares está com ferimentos leves e escoriações. Alguns ficaram feridos em consequência das atividades de apoio às vítimas do terremoto.

Até agora, foram confirmadas as mortes de 14 militares brasileiros, dez deles do 5º batalhão de Infantaria Leve, com sede em Lorena (SP). Quatro estão desaparecidos: João Eliseu Souza Zanin (coronel), Marcus Vinicius Macedo Cysneiros (tenente-coronel), Francisco Adolfo Vianna Martins Filho (major) e Márcio Guimarães Martins (major).

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. O presidente haitiano, René Préval, afirmou que pelo menos 7 mil pessoas mortas no terremoto já foram enterradas em uma vala comum.

Morte de brasileiros

A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns, e militares brasileiros da missão de paz da ONU morreram durante o terremoto no Haiti.

O ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o país enviará até US$ 15 milhões para ajudar a reconstruir o Haiti após o terremoto que devastou o país nesta terça-feira. Além dos recursos financeiros, o Brasil doará 28 t de alimentos e água para a população do país. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas.

O Brasil no Haiti

O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião. Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade