Nordeste: 5 rotas para economizar com transporte de cargas
A Região Nordeste experimentou nos últimos anos a maior taxa de crescimento desde o início do século. No entanto, a infraestrutura de transportes não acompanhou esse ritmo de expansão. E a logística da região precisa de melhorias e novas obras para tornar-se mais eficiente, com ganhos de competitividade para a economia regional. É o que mostra estudo feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“Para (o país) voltar a ser competitivo precisamos de uma malha viária interligada para deslocar qualquer tipo de produto, matéria-prima e grãos”, considera Luiz Vicente Figueira de Mello, especialista em mobilidade urbana e coordenador do curso de Engenharia da Universidade Mackenzie Campinas.
O levantamento da entidade mostra que a conclusão de 83 projetos trariam ganhos significativos para agilizar o fluxo de mercadorias e reduzir custos. Essas obras consolidariam nove grandes rotas para escoar e movimentar a produção do Nordeste, o que tem um custo de R$ 47,8 bilhões por ano. Com R$ 15 bilhões em investimentos até 2020, no entanto, os gastos com o transporte de cargas pode ser reduzido em R$ 3,4 bilhões, ou 7% do total.
Veja a seguir as cinco rotas que precisam de melhorias para garantir mais eficiência no transporte de cargas.
1. Cabotagem - Com oito das nove capitais situadas no litoral, o transporte por via marítima entre esses centros econômicos representa opção estratégica para a movimentação de mercadorias a custos menores que em outros modais.
Investimento: R$ 5,7 bilhões
Economia anual: R$ 1,5 bilhão (valor baseado no volume de cargas estimado para 2020)
2. Ferrovia Nova Transnordestina: de balsas (MA) a Salgueiro e Pecém (CE) - O trecho ligará a Ferrovia Norte-Sul ao porto de Pecém, passando por importantes regiões agrícolas do sul do Piauí e do Maranhão, impulsionando a movimentação de grãos no porto cearense e economia do interior.
Investimento: R$ 5,7 bilhões
Economia anual: R$ 883,9 milhões (2020)
3. Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL): De Ilhéus (BA) a Barreiras (BA) - Projeto em fase de construção, a rota ligará importante região agrícola próxima ao oeste baiano para a costa do estado. O projeto se torna mais relevante caso projetos de mineração em seu percurso saiam do papel.
Investimento: R$ 9,9 bilhões
Economia anual: R$ 303,9 milhões (2020)
4. BR-020: De Barreiras (BA) e Fortaleza (CE) - A rodovia liga o Centro-Oeste ao litoral cearense, cruzando região produtora de grãos do oeste da Bahia. A maior parte do trecho está em condições regulares e precisa de melhorias para reduzir custos de transporte.
Investimentos: R$ 3,1 bilhões
Economia anual: R$ 1,1 bilhão (2020)
5. BR-116: Do Sudeste a Fortaleza (CE) - Importante rota pelo interior do Nordeste, a rodovia precisa de melhorias nas condições de rodagem. Pelo eixo, circulam cargas rodoviárias como veículos, alimentos e bebidas, químicos, granéis e bens de consumos.
Investimento: R$ 3,5 bilhões
Economia anual: R$ 961,9 milhões (2020)