PUBLICIDADE

Estilista e família morrem soterrados em mansão no Rio

12 jan 2011 - 17h52
(atualizado em 13/1/2011 às 02h38)
Compartilhar

A estilista Daniela Conolly morreu, nesta quarta-feira, em um desabamento de uma mansão em frente à pousada Tambo de los Incas, em Itaipava, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Nela estavam 16 pessoas, entre elas parentes de Daniela e do empresário Erick Conolly, ligado ao Banco Icatu.

Desde o dia 23 de dezembro, houve 252 deslizamentos de terra em residências em Petrópolis
Desde o dia 23 de dezembro, houve 252 deslizamentos de terra em residências em Petrópolis
Foto: Severino Silva/Agência O Dia / Divulgação

A mulher de Erick sobreviveu e passa por uma cirurgia, mas o casal perdeu os três filhos na tragédia. O marido de Daniela, seus dois filhos e a babá também morreram no desabamento.

Número de mortes passa de 260

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. Pelo menos 271 pessoas morreram nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, em 24 horas foram registrados 140 mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro na região.

Postos de doações

A prefeitura de Petrópolis montou, na manhã desta quarta-feira, dois postos para doações de água, colchões e materiais de limpeza e higiene pessoal na região de Itaipava, um na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; e outro na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas. À tarde, um novo posto foi montado no Centro de Petrópolis, as doações podem ser feitas na sede da Setrac (Rua Aureliano Coutinho, número 81).

De acordo com a prefeitura, os moradores também estão sendo orientados a não beber água de suas casas, pois a rede de abastecimento pode ter sido contaminada. A prefeitura está providenciando carros pipas para fornecimento à população. Os moradores da região também devem tomar cuidados na limpeza de suas casas, usando botas, sapatos envolvidos em sacos plásticos e luvas.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, assinou nesta quarta-feira o decreto de calamidade pública. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, está com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate de vítimas, na identificação de áreas de risco e orientando os atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela prefeitura. São 800 homens em um trabalho constante para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas, foram registrados 140 mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro.

A orientação é para que os desabrigados se dirijam para o Ginásio Pedrão, com capacidade para 200 pessoas, e para um galpão, onde cabem 400 pessoas. As escolas dos bairros atingidos também estão acolhendo as vítimas.

A Prefeitura de Teresópolis está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão. Informações também podem obtidas pelo telefone da Defesa Civil: 199.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos. O senador Lindberg Farias está se dirigindo ao município, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio. Eles chegaram por volta das 16h15m ao Aeroporto Santos Dumont.

Comércio fechado em Nova Friburgo

Estabelecimentos comerciais estão fechados no município de Nova Friburgo que registra até a tarde desta quarta-feira, sete mortos. Lojas e supermercados só abriram para limpeza. De acordo com a Defesa Civil o número de mortos ainda pode ser superior ao divulgado.

Veja onde foram registradas as mortes:

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade