PUBLICIDADE

Espanha oferece ajuda a vítimas de chuvas no Sudeste

13 jan 2011 - 11h02
(atualizado às 11h28)
Compartilhar

O chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, enviou nesta quinta-feira um telegrama de condolências à presidente Dilma Rousseff pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram o Sudeste do País e ofereceu ajuda da Espanha. "Saiba que estamos à sua inteira disposição para fornecer, se considerar necessário, a ajuda e a colaboração que considerar oportunas", ressalta o presidente do governo espanhol.

12.01 - Franco da Rocha/SP: prédios públicos como a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia ficaram tomados pela água
12.01 - Franco da Rocha/SP: prédios públicos como a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia ficaram tomados pela água
Foto: Célio Campos / Futura Press

As chuvas que castigam o Rio de Janeiro causaram a morte de pelo menos 349 pessoas desde a noite de segunda-feira, segundo informaram as autoridades dos municípios mais afetados. No telegrama a Dilma, Zapatero expressa suas condolências, afeto e solidariedade do governo e do povo espanhol.

Doações
A prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome "SOS Teresópolis - Donativos", ela está disponível na agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 110000-9.

Outras doações, como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal - como sabonete, pasta de dentes, fralda descartável e absorvente higiênico podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211.

Tempo
Para a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Leal, os moradores têm motivos para se preocupar, já que as chuvas devem continuar atingindo a região até o próximo sábado. "Existe naturalmente um corredor de baixa pressão atmosférica vindo de Minas Gerais e que favorece a intensificação das chuvas na Região Serrana do Rio, na divisa com Minas. Uma frente fria vinda do Sudeste, que já atua em Minas, Goiás e São Paulo é a que agora está no Rio", disse.

Veja onde foram registradas as mortes:

Em 2010, mais de 300 mortos

No ano passado, pelo menos 310 pessoas morreram em duas grandes tragédias causadas pelas chuvas. A primeira foi em Angra dos Reis, quando dezenas de pessoas morreram na madrugada de 1º de janeiro após deslizamentos de terra, e a outra aconteceu em abril, mês em que choveu muito no Estado, causando deslizamentos de terra como no Morro do Bumba, em Niterói.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade