Brasil

publicidade
18 de dezembro de 2013 • 18h41 • atualizado às 19h09

Escolha do Gripen NG, novo caça do Brasil, repercute no Twitter

 

A escolha de 36 aeronaves modelo Gripen NG, da sueca Saab, para compor a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) foi anunciada na tarde desta quarta-feira pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Após a decisão, que vinha sendo adiada por mais de dez anos sob argumento de falta de orçamento, internautas utilizaram seus perfis no Twitter para repercutir o assunto.“Não esperava que a Dilma escolhesse o Gripen como caça da FAB”, escreveu ‏@renanferreira_.

A escolha dividiu a opinião dos tuiteiros brasileiros. “De verdade, espero que eles transfiram toda a tecnologia que estão prometendo, só assim o Gripen vai ser vantajoso para a #fab #fx2”, publicou @gladiatorxxi. “Será que o governo pesquisou só um pouquinho antes de comprar caças? Escolher o Gripen foi meio ridículo”, opinou @Iguphobia. 

“O GRIPEN É NOSSO”, comemorou @Camila_fos. "Anos de espera e finalmente o SAAB GRIPEN NG é o novo vetor da Força Aérea Brasileira!", tuitou @Viniciuskober. "Acho muito justo a compra dos caças Gripen, Brasil estava precisando", escreveu @iGutoAppolo. 

O Gripen NG era finalista do projeto de compra junto com o francês Rafale (Dassault) e com o americano F-18 Super Hornet (Boeing). O trunfo dos suecos foi a melhor oferta de transferência de tecnologia a um custo mais baixo. Segundo Amorin, a compra totalizará um gasto de US$ 4,5 bilhões (R$ 10,47 bilhões) até 2023.

O assunto ganhou a atenção de internautas de todo o mundo. Confira o que está sendo dito no Twitter sobre a escolha do Gripen NG:

Terra