PUBLICIDADE

Empresa é multada em R$ 10 mi por vazamento de óleo no Rio

17 dez 2011 - 17h03
(atualizado às 17h07)
Compartilhar

O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, anunciaram neste sábado que a empresa Modec Serviços de Petróleo do Brasil foi multada em R$ 10 milhões pelo vazamento de 10 mil l de óleo nas proximidades da Ilha Grande, na Baía de Ilha Grande, no litoral sul fluminense. O vazamento está sob controle, segundo o Inea.

Peritos sobrevoaram a Bacia de Campos nesta sexta-feira para avaliar as dimensões do vazamento de óleo no Campo de Frade
Peritos sobrevoaram a Bacia de Campos nesta sexta-feira para avaliar as dimensões do vazamento de óleo no Campo de Frade
Foto: Rogério Santana / Governo do Rio / Divulgação

Assim que o órgão ambiental do Estado detectou o vazamento, no final da sexta-feira passada, foi acionado um plano de emergência para conter a expansão do óleo, com um total de nove embarcações.

Devido ao mau tempo, porém, a mancha já se apresentava naturalmente bastante diluída, sem possibilidade de recolhimento. De acordo com a secretaria, está em curso agora uma operação de dispersão mecânica por jatos d'água do que restou da mancha de óleo.

Neste sábado, com a melhora das condições do tempo, fiscais do Inea sobrevoaram de helicóptero a região do derramamento de óleo, constatando o controle da situação. Em nota oficial, o Inea informou que vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha.

Segundo o órgão ambiental estadual, o acidente foi provocado por falha humana quando o navio FPSO Cidade de São Paulo se dirigia para passar por uma reforma em estaleiro no Município de Angra dos Reis, situado no litoral da Baía da Ilha Grande.

Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, este vazamento demonstra a importância da aprovação, em breve, da Área de Proteção Ambiental Marinha da Ilha Grande, com a adoção de regras mais rígidas de controle e de fiscalização de atividades petrolíferas na região da Baía da Ilha Grande.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade