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Emissão de vistos é suspensa pela embaixada dos EUA

Um problema técnico no serviço provocou uma pane em diversos países e não há previsão para o retorno das emissões

31 jul 2014 - 10h55
(atualizado às 12h24)
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Um problema técnico na emissão de vistos para os Estados Unidos provocou a suspensão da emissão do documento em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Por causa da falha técnica, a embaixada americana no País divulgou uma nota pedindo aos brasileiros que não têm visto e pretendem viajar nas próximas semanas que adiem a visita.

“O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está enfrentando problemas técnicos com o seu sistema de passaporte e visto. Estamos operando com capacidade reduzida e será assim até que os documentos atrasados sejam processados. O problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial”, disse a nota.

Assim que o sistema for restabelecido, documentos que já foram pedidos devem ser emitidos. Segundo a embaixada, os Estados Unidos estão “trabalhando para corrigir o problema” e esperam “que o sistema volte a funcionar o mais rápido possível”. 

Até o dia 14, mais de meio milhão de vistos norte-americanos foram emitidos pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e no Recife. O número é 4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Uma nota do Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado Norte-americano informou que o problema surgiu após um procedimento de atualização do software, no último dia 20, para melhorar o desempenho do sistema. “Prevemos que vai levar semanas para retomar a capacidade de processamento de vistos completo”, diz trecho do documento. O Departamento de Estado lamentou o problema, mas informou que não haverá reembolso para aqueles que foram prejudicados, em especial, estudantes de outros países.

“Lamentamos sinceramente qualquer atraso, inconveniência ou despesa que os candidatos tenham pode ter incorrido. Embora possa ser de pouco consolo para aqueles que experimentaram dificuldades, temos sempre muito cuidado para dizer que os viajantes não façam planos de viagem até fazer o visto estar em mãos. Mesmo quando o CCD [Centro Consular de Dados] está funcionando normalmente, pode haver atrasos nos vistos de impressão. O departamento não tem a autoridade para reembolsar os candidatos”, explica a nota.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
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