PUBLICIDADE

Em nota, Dilma destaca 'heroísmo' de militares em incêndio

25 fev 2012 - 20h43
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff destacou o "heroísmo" dos militares no combate ao incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz, que deixou dois mortos e um ferido na madrugada deste sábado. Segundo o comunicado divulgado pela Presidência da República na noite de hoje, Dilma agradeceu o apoio do presidente do Chile, Sebastián Piñera, e a solidariedade dos governos da Argentina e Polônia.

Dois militares morreram e um terceiro ficou ferido no incêndio
Dois militares morreram e um terceiro ficou ferido no incêndio
Foto: Armada de Chile / Reuters

Segundo informações dos militares chilenos, o fogo consumiu 80% da instalação. O incêndio ocorreu na praça de máquinas, local onde ficam localizados os geradores de energia. As vítimas fatais foram o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. O sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido, foi levado para o Chile, e não corre risco de vida.

Dilma determinou ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, que adotasse as medidas para proteger os cientistas, militares e visitantes que estavam na base.

"A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A presidente manifesta, ainda, a firme disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz", diz trecho da nota.

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade