PUBLICIDADE

Eletropaulo diz que 100% do sistema foi restabelecido em SP

11 nov 2009 - 06h21
(atualizado às 09h50)
Compartilhar

A Eletropaulo informou na manhã desta quarta-feira que 100% da energia elétrica foi restabelecida durante madrugada após o apagão que atingiu os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Pessoas aguardam condução na entrada da estação do metrô de Anhangabaú, em São Paulo
Pessoas aguardam condução na entrada da estação do metrô de Anhangabaú, em São Paulo
Foto: Futura Press

Segundo a empresa, a situação estava regularizada em todos os 24 municípios atendidos pela empresa na região metropolitana de São Paulo. Mais de 5,8 milhões de unidades ficaram sem luz entre 22h13 de terça e 4h desta quarta.

Falta de Luz

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade