PUBLICIDADE

'Ele tem que bater de frente': o que pensam eleitores de Cunha

9 abr 2015 - 06h14
(atualizado às 06h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Jefferson Puff - @_jeffersonpuff

(BBC Brasil)
(BBC Brasil)
Foto: BBC Mundo / Copyright

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Terceiro deputado federal mais votado do Rio de Janeiro, atrás de Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Clarissa Garotinho (PR-RJ) (os três são evangélicos), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados, apostou em diversas frentes para chegar aos 232.708 votos obtidos no Estado nas últimas eleições, e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que três locais concentraram seus votos.

No interior, o município de Itaboraí foi responsável por 19.054 votos (17,15% dos válidos da cidade para deputado federal). Já na Região Metropolitana do Rio, Belford Roxo somou 23.776 votos (11,9% dos votos válidos na cidade). E, na capital, duas zonas eleitorais da Zona Oeste lhe deram a maior votação. A de número 179, dos bairros de Anil, Cidade de Deus, Pechincha e Rio das Pedras, com 8,45% dos votos válidos, e a de número 25, de Santa Cruz, Guaratiba e Sepetiba, com 9,68% dos votos válidos.

Não por acaso, os três locais concentram muitos evangélicos. Mas o eleitorado de Eduardo Cunha inclui diferentes matizes. Há os que concordam inteiramente com sua agenda conservadora (contra o aborto e contra o casamento gay); os que são contra o aborto, mas a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo; há católicos, evangélicos, eleitores de Dilma Rousseff (PT) e eleitores de Aécio Neves (PSDB).

Dobradinhas com deputados estaduais dessas localidades garantiram a Cunha acesso a seus redutos eleitorais. Na favela de Rio das Pedras, ele se associou ao deputado Domingos Brasão, e no município de Belford Roxo ao deputado Waguinho, ambos do PMDB.

A BBC Brasil foi até as duas localidades e conversou com alguns desses eleitores:

Rio das Pedras

José Rogério Henrique

José Rogério Henrique é contra o aborto, mas a favor do casamento gay

O pedreiro José Rogério Henrique, de 33 anos, tem opinião formada sobre o momento atual entre PMDB e PT. "Eu creio que tudo isso que eles estão fazendo em Brasília, essas brigas, esse enfrentamento, só piora tudo. O empresário não investe, e quem sofre é a gente", diz, acrescentando que "a crise está acabando com o país". Há 15 anos na comunidade, o paraibano diz que votou em Cunha pela influência de Brasão, que "tem muito voto aqui dentro". Católico, ele é contra o aborto, mas a favor do casamento gay.

Carlos Augusto Rodrigues

Carlos Augusto Rodrigues acredita que aborto deveria ser permitido 'para quem já tem mais de três filhos, sobretudo para quem é pobre'

Carlos Augusto Rodrigues, de 43 anos, afirma que não votou em Brasão, mas sim em Cunha, porque "já o conhecia, e gostava dele". O pedreiro, que não é evangélico e se define como alguém que "respeita todas as religiões", acredita que o aborto deveria ser permitido para quem já tem mais de três filhos, sobretudo para quem é pobre. Sobre o casamento gay, também discorda. "Acho que é muito polêmico, mas eu não tenho preconceito com a vida do outro. Deus não é livre? Então todo mundo tem o direito de casar com quem quiser". Sobre o mandato de Cunha e o enfrentamento ao governo, limitou-se a dizer que "a pressão sobre a presidente não vai dar em nada".

Deise de Oliveira

Paraibana, a auxiliar administrativa Deise de Oliveira, de 27 anos, diz que votou em Cunha para deputado federal, "porque parecia ser um cara sério e trabalhador". Além disso, estava sempre ao lado do deputado estadual Domingos Brasão (PMDB), "que tem uma ligação muito forte com o povo daqui". Ela diz ser católica e contra o aborto, "salvo em casos de estupro". Quanto ao casamento gay, considera que "cada um tem que ser feliz do seu jeito", e sobre o mandato de Cunha, diz que "não saberia opinar".

Maria Santília da Silva

Maria Santília da Silva votou em Eduardo Cunha por causa de Domingos Brasão

Para a camelô Maria Santília da Silva, de 49 anos, o atual presidente da Câmara "foi de carona" com o deputado estadual Domingos Brasão. "O Brasão fazia bonito aqui dentro e ele vinha no embalo". Eleitora de Dilma Rousseff, ela diz que Cunha está "batendo muito de frente com a presidente", o que a surpreendeu. "Quem vê cara não vê coração, né?", conclui.

Belford Roxo

Maria das Graças Gonçalves

Maria das Graças Gonçalves é contra o aborto e o casamento gay

A cozinheira aposentada Maria das Graças Gonçalves, de 65 anos, votou em Aécio Neves (PSDB) para presidente, e Eduardo Cunha para deputado federal. Evangélica, ela diz concordar com as posições do peemedebista quanto ao aborto e o casamento gay. "Acompanho o mandato dele e acho que está certo, ele tem que pressionar para tirar as coisas a limpo", diz, acrescentando que já conhecia o deputado Waguinho, mas que teve o primeiro contato com Cunha na campanha ─ da qual acabou participando entregando panfletos no seu bairro.

Lucas Duarte

Lucas Duarte militar na juventude do PMDB em Belford Roxo

Lucas Duarte, de 17 anos, é estudante e milita no movimento juvenil do PMDB na cidade. "Fui acompanhando o trabalho dele nos últimos tempos, e gostei da sua atuação", diz, explicando o voto em Cunha. "Acho que o enfrentamento dele ao governo federal e ao PT é necessário para fortalecer o PMDB", diz o jovem evangélico que partilha da agenda conservadora do deputado federal.

Lucilaine Dias de Carvalho

Lucilaine Dias de Carvalho apoia Cunha 'bater de frente' com Dilma

Para a técnica de enfermagem Lucilaine Dias de Carvalho, de 38 anos, o voto em Dilma é agora motivo de arrependimento. Ela passou a apoiar o impeachment, "porque tudo aumentou, desde o pedágio até a faculdade, e pela corrupção também". Para ela Cunha surgiu na cidade como "uma pessoa muito simpática e honesta". Ela concorda com a postura do presidente da Câmara, de "bater de frente" com o governo federal.

Tânia da Silva

Já a comerciante Tânia da Silva, de 43 anos, critica a estratégia de dobradinhas e proximidade com igrejas, e diz que perdeu a confiança no deputado estadual Waguinho. "Eles botaram obreiros nas ruas para conseguir votos. Não simpatizo com isso, não", diz.

Fábio Brasil

Dobradinha com Waguinho 'falou mais alto', diz Fábio Brasil

Para o também evangélico Fábio Brasil, de 38 anos, a dobradinha com Waguinho falou mais alto. O empresário, que votou em Dilma para presidente, diz que acompanha o mandato de Cunha em Brasília e que concorda com seus posicionamentos. Contra o aborto e o casamento de pessoas do mesmo sexo, ele diz que a "agenda da família" de Cunha pesou em sua decisão.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade