PUBLICIDADE

Dilma: PF investigará boato 'desumano e criminoso' sobre Bolsa Família

20 mai 2013 - 14h14
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma discursou durante evento de entrega de navio petroleiro à Petrobras, em Pernambuco
Dilma discursou durante evento de entrega de navio petroleiro à Petrobras, em Pernambuco
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República / Divulgação

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, em Pernambuco, que a Polícia Federal (PF) investigará a origem dos boatos relativos à suspensão dos pagamentos do Programa Bolsa Família, que levaram milhares de beneficiários às agências da Caixa Econômica Federal no último sábado. Classificando o autor dos rumores de "desumano e criminoso", a presidente pediu que a população não acredite "nos pessimistas".

"Espalhou-se um boato falso negativo, um boato que leva intranquilidade às famílias mais pobres desse País, que são aquelas recebem o Bolsa Família. O boato era de que o governo federal não ia pagar o Bolsa Família. É algo absurdamente desumano o autor desse boato. PAlém de ser desumano, ele é criminoso. Por isso nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha o objetivo de levar a intranquilidade aos milhões de brasileiros que, nos últimos anos, estão saindo da pobreza extrema", disse Dilma, durante discurso na cerimônia que marcou o início das operações do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (CE).

Citando o cumprimento de uma das promessas de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de revitalizar a indústria naval brasileira, Dilma garantiu que o governo manterá o principal projeto social de sua gestão. "Eu queria deixar claro que o compromisso do meu governo com o Bolsa Família é um compromisso forte, profundo e definitivo. Nós não abriremos mão do Bolsa Família, assim como não abriremos mão do nosso compromisso com o conteúdo nacional para a indústria naval", prometeu.

Dilma reiterou que estão garantidos os recursos para o pagamento das 36 milhões de pessoas que dependem do Bolsa Família. "Nós temos muito orgulho de ter conseguido que todos esses 36 milhões de brasileiros e brasileiras recebam um mínimo de renda de R$ 70 por pessoa. E quero dizer para vocês que este dinheiro do governo é sagrado, ou seja: nós iremos garantir sempre esse recurso. Sempre, enquanto for necessário e tiver algum brasileiro vivendo abaixo da linha da pobreza, nós iremos buscar esse brasileiro, essa família, essa mãe, para que ele possa voltar a viver com dignidade", disse a presidente.

Boato leva multidão a agências da Caixa

Ainda no sábado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família. A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até sábado levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em Estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado.

A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.

"O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras", diz a nota do MDS.

"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal", diz a nota da Caixa. O calendário de pagamento está no site da Caixa e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade