1 evento ao vivo

Dilma nomeia Teori Zavascki para ocupar vaga de Peluso no STF

1 nov 2012
12h33

A presidente Dilma Rousseff aprovou e foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira a nomeação de Teori Albino Zavascki como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele havia sido aprovado, na terça-feira, pelo Senado para substituir o ministro Cezar Peluso na Suprema Corte. Peluso se aposentou há dois meses por ter completado 70 anos - nestes casos, o afastamento é obrigatório. Zavascki recebeu 57 votos favoráveis e 4 contrários.

Teori Zavascki vai assumir a vaga no STF deixada pelo ministro Cezar Peluso
Teori Zavascki vai assumir a vaga no STF deixada pelo ministro Cezar Peluso
Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil

Excepcionalmente, a sabatina do indicado foi dividida em dois dias, um em setembro e outro em outubro. A votação da medida provisória do Código Florestal, as eleições municipais e o andamento do julgamento do mensalão pelo STF atrasaram a votação do nome do novo ministro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e no Plenário da Casa.

A aprovação só aconteceu depois do segundo turno das eleições por um acordo de líderes de partidos governistas, que decidiram adiar a votação final para afastar a ideia de que Dilma tem pressa em que Teori assuma o lugar de Peluso no STF para participar do julgamento do mensalão.

Fonte: Terra
publicidade