PUBLICIDADE

Dilma lamenta mortes causadas por terremoto no Nepal

Presidente ressaltou, em comunicado, que a Embaixada está tomando todas as providências em apoio aos cidadãos brasileiros no país asiático

26 abr 2015 - 10h29
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Muitos estão escavando escombros com as próprias mãos em busca por sobreviventes
Muitos estão escavando escombros com as próprias mãos em busca por sobreviventes
Foto: BBCBrasil.com

A presidenta Dilma Rousseff lamentou as mortes causadas por um terremoto de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu o Nepal, neste sábado. O tremor atingiu também os países vizinhos China e Índia.

De acordo com fontes locais, 2.152 pessoas morreram no Nepal, 57 na Índia, 17 na China e uma no Bangladesh, além de milhares de feridos, desaparecidos e desabrigados.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em nota divulgada ontem à noite, a presidenta lamentou o ocorrido e expressou solidariedade aos países atingidos. "Expresso meu grande pesar pelo terremoto que atingiu o Nepal, Índia e China na manhã deste sábado e que provocou a perda de tantas vidas. Declaro minha solidariedade aos povos desses países e, em especial, aos brasileiros que estão na região e aos seus familiares", diz a nota.

Nepal: resgate continua e cremação de corpos é feita na rua:

Dilma Rousseff ressaltou na declaração que "a Embaixada do Brasil em Catmandu está tomando todas as providências em apoio aos cidadãos brasileiros que estão no Nepal".

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal neste sábado provocou mais de duas mil mortes e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Mulher chora ao descobrir que o seu filho estava preso nos escombros em Catmandu
Mulher chora ao descobrir que o seu filho estava preso nos escombros em Catmandu
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Na capital nepalesa o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros.

Os efeitos do terremoto chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas pelo menos 16 réplicas entre 4,2 e 6,6 graus.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

Presidente Dilma Rousseff durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília.   13/04/2015
Presidente Dilma Rousseff durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. 13/04/2015
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade