PUBLICIDADE

Desemprego bate recorde de 8 anos para o mês de outubro

19 nov 2015 - 13h11
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil registrou em outubro taxa de desemprego de 7,9% entre a população economicamente ativa nas seis maiores regiões metropolitanas do país, o nível mais alto para o mês desde 2007, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (19).

Fazia 8 anos que o desemprego não era tão grande no mês de outubro no Brasil
Fazia 8 anos que o desemprego não era tão grande no mês de outubro no Brasil
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini / Fotos Públicas

Siga Terra Notícias no Twitter

Segundo as estatísticas oficiais, o desemprego em outubro do ano passado tinha sido de 4,7% e o de setembro de 2015 de 7,6%, o pior nível dos últimos seis anos para esse mês.

A taxa mais alta de outubro, de acordo com os critérios de avaliação adotados desde 2002, foi de 8,7% em 2007.

De acordo com o IBGE, o número de desempregados em outubro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre foi de 1,9 milháo de pessoas, número estável em relação a setembro, mas 67,5% maior que no mesmo mês do ano passado.

A população empregada nessas seis regiões em outubro era de 22,5 milhões de pessoas, queda de 1% em comparação com setembro e de 3,5% em relação a outubro de 2014.

O índice que mede o desemprego nas maiores regiões metropolitanas do Brasil será em 2016, quando o IBGE começará a divulgar mensalmente uma nova taxa com resultados de 3.464 municípios, que agora é publicada trimestres variáveis a cada mês como referência.

Esse novo indicador, conhecido como Amostra de Domicílios Contínuo (PNAD Contínuo), leva em conta as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e inclui informação sobre o desemprego em todas as regiões e estados do país.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade