PUBLICIDADE

Deputada chamada de "feia" por Clodovil diz lamentar morte

17 mar 2009 - 18h40
(atualizado às 19h45)
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto de Brasília

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) lamentou, por meio de sua assessoria, a morte do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e teve morte cerebral anunciada nesta terça-feira. A parlamentar, que protagonizou uma das maiores polêmicas envolvendo Clodovil no Congresso Nacional, tendo sido chamada pelo parlamentar de "feia" e classificada como uma pessoa que "não serviria nem para prostituta", declarou que "sente a morte dele como todo ser humano".

Cida Diogo evitou dar declarações públicas sobre Clodovil e disse, também por meio da assessoria, que "não via situação que justificasse um pronunciamento". Em 2007, após o episódio envolvendo as ofensas, foram encaminhadas duas representações à Mesa da Câmara contra Clodovil - uma com 100 assinaturas exigindo a retratação do deputado e outra o acusando de desrespeitar a Constituição e o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Em todo o Congresso, deputados lamentaram a morte de Clodovil. "Foi uma pessoa de muita presença, uma figura de muita personalidade, às vezes geradora de contestações. Com uma atuação suave, nas amizades e no contato com os deputados, inclusive comigo", declarou o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP).

"É uma perda e uma preocupação porque temos perdido muitos parlamentares eleitos por votos populares. Que esse exemplo público (de doação dos órgãos) seja seguido por toda a sociedade", opinou o deputado Maurício Rands (PT-PE).

"Teve uma passagem breve pela política. Foi um deputado de grande votação, que teve atuação discreta. Foi o que eu acompanhei", falou o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia, "Clodovil foi um homem muito inteligente, muito polêmico, pois não tinha medo de expor suas opiniões". "Ele marcou a televisão e, por não ter vindo da política, enriquecia o Parlamento. Acho que sofremos uma grande perda", declarou.

"O Brasil perde um cidadão, que marcou história. Nós lamentamos a perda de um cidadão exemplar", disse o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

O presidente do PTC (ex-legenda de Clodovil), Daniel Tourinho, afirmou não guardar "nenhum rancor" do parlamentar morto. "Sentimos muito, independente de qualquer implicância ou qualquer demanda política. Ele era um ser humano e não guardamos raiva ou rancor dele", explicou, evitando entrar na polêmica judicial que colocou o ex-estilista à beira de perder o mandato por infidelidade partidária.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade