PUBLICIDADE

DEM quer convocação de ministros para falar sobre Bolsa Família na Câmara

O partido também protocolou um convite para que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, compareça para esclarecimentos

27 mai 2013 - 21h28
(atualizado às 21h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Boato sobre fim do Bolsa Família gerou filas na Caixa Econômica Federal em várias cidades do País na semana passada</p>
Boato sobre fim do Bolsa Família gerou filas na Caixa Econômica Federal em várias cidades do País na semana passada
Foto: Oziel Aragão/BA Press / Futura Press

O Democratas (DEM) apresentou nesta segunda-feira na Câmara dos Deputados requerimentos de convocação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para explicar a antecipação de pagamento do Bolsa Família aos parlamentares da Casa. O partido também protocolou um convite para que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, compareça para esclarecimentos.

Os requerimentos foram protocolados nas Comissões de Fiscalização e Controle e Finanças e Tributação. Na última semana, boatos sobre o fim do Bolsa Família levaram milhares de beneficiários a agências da Caixa para sacar o dinheiro do programa. O vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, afirmou em um primeiro momento que o banco havia decidido liberar todos os benefícios durante o final de semana do Dia das Mães para minimizar os efeitos do boato. Porém, segundo reportagem publicada na última sexta-feira no jornal Folha de S.Paulo, a Caixa alterou, sem aviso prévio, a data de liberação do Bolsa Família.

 “Diante de tal desencontro de informações e, mais ainda, das falsas declarações apresentadas pela diretoria da Caixa Econômica Federal sobre a liberação dos benefícios do programa Bolsa Família e as razões que levaram à alteração do calendário de pagamentos do programa, julgamos fundamental a presença dos ministros e do presidente da Caixa para esclarecerem o assunto”, afirmou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado.

PSDB também quer ouvir presidente da Caixa no Senado

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), também protocolou nesta segunda-feira requerimento que convida o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hareda, a prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. Segundo o partido, o objetivo é que o presidente da Caixa esclareça o que a oposição considera "declarações falsas" apresentadas pela diretoria do banco a respeito da liberação dos benefícios.

Além disso, o partido pedirá ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, "passo a passo das informações" do inquérito da Polícia Federal que investiga a origem dos boatos. "A presidenta da República disse que foi um crime. Nós queremos saber quem o cometeu", disse Aloysio. 

Boato sobre fim do Bolsa Família leva multidão a bancos:

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade