PUBLICIDADE

Delegacia na zona norte do Rio é eleita a melhor do Brasil

27 mai 2013 - 11h38
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A 28ª Delegacia de Polícia, em Campinho, na zona norte da capital fluminense, foi eleita a melhor delegacia do Brasil. A unidade alcançou a maior pontuação em uma pesquisa que avaliou 107 delegacias, das quais 36 no Rio de Janeiro, e as demais em São Paulo e Recife. A delegacia recebeu a qualificação de "excelente" em todos os cinco quesitos considerados: orientação para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário da população, transparência/prestação de contas e condições de detenção.

As visitas foram realizadas por um grupo de quatro pessoas, composto por uma mestranda ou doutoranda em Ciências Sociais, e outras três moradoras dos arredores da unidade analisada. Para o delegado titular da delegacia eleita, Marcus Vinícius Braga, "o mais importante é saber como eu gostaria de ser atendido. Outra questão é o cuidado com o público interno, os policiais. Se eu tenho um policial abalado, [em atendimento] com o psicológico por algum problema pessoal, ele sai do atendimento para exercer uma função que não precise lidar diretamente com o público", disse.

Braga tem participado das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança da região para tentar minimizar a ocorrência de crimes violentos como roubos e homicídios, além de apresentar as ações da delegacia de combate à violência doméstica, principalmente contra mulheres, crianças e jovens. A unidade possui um pequeno playground para as crianças brincarem enquanto os pais são atendidos. Deverá ser implementado, com a escola vizinha à delegacia, um projeto de introdução às artes marciais para crianças, em que os policiais serão instrutores voluntários.

A chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, disse que os resultados da pesquisa mostram uma reflexão sobre "a política pública que nós queremos construir, que é o papel da polícia judiciária no contexto do enfrentamento à criminalidade. Se de um lado a sociedade tem que me dizer que polícia ela deseja ter, nós temos que dizer que polícia desejamos ser. Na verdade, nós temos efetivamente esse compromisso da construção de uma sociedade igualitária", avaliou a delegada.

No estado do Rio de Janeiro, a 82ª Delegacia de Polícia, em Maricá, na região das baixadas litorâneas, foi eleita a melhor delegacia do Estado, e recebeu classificação máxima em três quesitos: condições materiais, tratamento igualitário da população e orientação para a comunidade. A unidade foi considerada "mais do que adequada" nos quesitos transparência/prestação de contas e condições de detenção. A pesquisa destacou ainda a participação do delegado no Conselho Comunitário de Segurança local para discutir com pais e alunos temas como homofobia, drogas e bullying.

A premiação é resultado da pesquisa elaborada durante a 6ª Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, entre 6 e 9 de dezembro de 2012. O projeto é coordenado pela Organização Não Governamental Altus Aliança Global, da Holanda, e pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (Cesec/Ucam), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública da Universidade Federal de Pernambuco (Neps/Ufpe).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade