1 evento ao vivo

Datafolha mostra crescimento de Dilma e queda de Serra

27 fev 2010
20h02

Uma semana depois de ter sido lançada pelo PT pré-candidata à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apareceu com crescimento nas intenções de voto em pesquisa do Datafolha, enquanto seu provável adversário, o governador paulista José Serra (PSDB), recuou.

Em pesquisa realizada dias 24 e 25 de fevereiro, segundo a Folha Online, Dilma cresceu 5 pontos percentuais, para 28 por cento, em relação ao levantamento feito em dezembro do ano passado. O movimento de Serra foi exatamente o inverso: o tucano caiu de 37 para 32 por cento.

A pesquisa ouviu 2.623 pessoas maiores de 16 anos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, os dois candidatos estariam no limite do empate técnico, mas com os números da sondagem, isso seria estatisticamente improvável.

No início do mês, pesquisa da CNT/Sensus já apontava para evolução crescente de Dilma. Na ocasião, a ministra havia avançado 6,1 pontos percentuais em cenário de primeiro turno com quatro candidatos na comparação com a pesquisa anterior, de novembro.

No levantamento, Dilma chegou a 27,8 por cento das intenções de voto, enquanto Serra passou de 31,8 por cento para 33,2 por cento. Considerando a margem de erro de 3 pontos, no limite, o resultado da pesquisa indicou um empate técnico.

(Por Alexandre Caverni)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade