PUBLICIDADE

Datafolha: 8 em cada 10 brasileiros esperam alta na inflação

O escândalo de corrupção da Petrobras, a piora na crise do abastecimento de água e as mudanças que já pesaram no bolso do cidadão ajudam a explicar tamanho pessimismo

8 fev 2015 - 08h35
Compartilhar
Exibir comentários

Mais da metade dos brasileiros acredita que a situação econômica brasileira vai piorar nos próximos meses, conforme apontou pesquisa Datafolha publicada neste domingo.

Quando a penúltima consulta foi realizada, em dezembro, 28% dos entrevistados esperavam piora da economia. No cenário atual, são 55%.

Além disso, naquele mês 54% previam aumento da inflação, hoje são 81%, percentual recorde.

Pela primeira vez em 11 anos, 57% da população espera redução do poder de compra dos salários. Os que acreditam que haverá uma aumento do desemprego são 62%, maior nível desde julho de 2002.

Muitos fatores ajudam a explicar o pessimismo do brasileiro. O escândalo de corrupção da Petrobras, a piora na crise do abastecimento de água e as mudanças que já pesaram no bolso do cidadão são apenas algumas delas.

Desde dezembro, foram anunciados aumentos de tributos e elevação dos juros sobre crédito pessoal e empréstimos imobiliários. Os preços da gasolina e do etanol tiveram aumento, os empréstimos bancários ficaram mais caros, a conta da energia elétrica aumentou e voltará a encarecer e a inflação mensal de janeiro atingiu 1,24%, maior nível desde fevereiro de 2003. Diante dessa conjuntura, muitos especialistas já preveem uma recessão em 2015.

A Pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 3 e 5 de fevereiro com 4 mil entrevistados em 188 municípios. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade