|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou 206.883 quilômetros a bordo do avião da presidência em 2005, distância equivalente a 5,16 voltas ao redor do planeta pela linha do Equador. A estimativa é de reportagem publicada hoje no jornal O Estado de S. Paulo.
» Tudo sobre a crise no governo
Em 2005, Lula visitou 25 países e presidiu duas polêmicas reuniões de cúpula em Brasília. Segundo o Estadão, as viagens no chamado Aerolula troxeram pouco ao Brasil: o País saiu derrotado em duas campanhas por altos postos em instituições internacionais, e ficou sem o assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
O especialista em relações internacionais Pedro da Motta Veiga, da EcoStrat Consultores, avalia que o Brasil passou por duas fases distintas na política externa em 2005. Até agosto, os esforços de Lula teriam sido centrados na obtenção do posto no Conselho de Segurança.
A reivindicação foi manifestada em viagens para a Guiana e o Suriname, além da passagem por cinco países africanos - Camarões, Nigéria, Gana, Guiné-Bissau e Senegal. Lula tocou no assunto também na Coréia do Sul, Japão, França e na Guatemala.
A partir de agosto, diante do fracasso da campanha no Conselho de Segurança, o presidente passou a se dedicar à consolidação do Mercosul, em especial na questão das relações com a Argentina. Para Veiga, o bloco econômico, apesar da entrada da Venezuela, terminou o ano sem se efetivar como união aduaneira e com o livre comércio estendido ao setor automotivo.
|