Crise aérea

Crise aérea

Quarta, 23 de janeiro de 2008, 12h03 Atualizada às 12h05

Carnaval: Anac terá fiscal em centro operacional de aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira que fiscais, servidores e diretores serão mobilizados durante o Carnaval para fornecer apoio nos aeroportos durante o grande movimento previsto para o feriado. Além de manter pessoal de plantão no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica, a Anac terá servidores também durante 24 horas nos centros de operação das quatro maiores empresas aéreas (TAM, Gol, Varig e OceanAir).

» Anac terá 260 fiscais a mais
» Anac terá fiscais em aviões
» vc repórter: mande fotos e notícias

A operação, dividida em duas etapas, - de 31 de janeiro a 2 de fevereiro e de 6 a 10 de fevereiro - envolverá cerca de 260 servidores, que atuarão em 10 aeroportos.

A primeira fase da operação será feita nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP), do Galeão (RJ), de Brasília (DF) e de Porto Alegre (RS). Esses aeroportos concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do País e terão grande fluxo de saída de passageiros rumo a outros Estados nos dias que antecedem o Carnaval.

Na segunda etapa, que é caracterizada pelo forte tráfego de passageiros saindo de cidades que recebem turistas durante o Carnaval, a operação envolverá os aeroportos do Rio de Janeiro, Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), além de Congonhas, Guarulhos e Brasília.

No período de Natal e ano-novo, a agência verificou que cerca de 70% dos problemas ocorridos no embarque estavam ligadas à identificação (ausência de documentação ou documentos irregulares). Por isso, as equipes da Anac estarão atentas para orientar os passageiros.

Outra mudança, em relação à operação do Natal e ano-novo, é que a Anac vai procurar previamente a Polícia Federal e o Juizado da Infância e Juventude para aumentar a integração com esses órgãos, em cada aeroporto, durante o período de Carnaval.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: