Crise aérea

Crise aérea

Domingo, 22 de julho de 2007, 04h26 Atualizada às 07h56

Pane seria "forte possibilidade" de sabotagem

A nova pane apresentada no sistema de controle de tráfego aéreo do país, ocorrido em Manaus, pode ser uma "forte possibilidade" de sabotagem, segundo o comando do Cindacta-4 informou ao Comando da Aeronáutica em Brasília.

» Veja mais fotos
» Mau tempo e pane geram atraso de 44,7%
» Opine sobre o assunto
» vc repórter: seu vôo atrasou? relate

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Força Aérea relatou quatro indícios: o momento da pane (que ocorreu na hora crítica dos vôos do Cindacta-4, devido a uma concentração de decolagens e vôos internacionais que saem de Guarulhos e do Galeão), a "redundância" (oficias do Centro consideraram "mais do que estranho" que o sistema alternativo não tenha acionado após a falha), o tempo de resposta (a falha ocorreu por cerca de duas horas e, normalmente costumam ser rápidas) e os precedentes (desde a queda do Boeing da Gol, houve mais panes graves e demoradas, tanto em radares quanto em rádios, do que nos útlimos 30 anos).

A pane ocorrida no Cindacta-4, com sede em Manaus, no início da madrugada desse sábado, gerou atrasos, principalmente em vôos internacionais, sem contar os vôos domésticos que ficaram prejudicados. O sistema apresentou falha às 0h25 e só foi reestabelecido`por volta das 2h30.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: