Crise aérea

Crise aérea

Sexta, 13 de julho de 2007, 04h47

Anac: funcionários fizeram 18.158 viagens grátis

Com base em um privilégio conhecido como "passe livre" (os servidores podem voar gratuitamente, em qualquer vôo, apenas se identificando), 18.158 viagens grátis foram feitas por funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 2006 até abril de 2007.

» CPI: pedido sobre "passe livre" é aprovado

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a média é de 37 viagens por dia. Ou dez viagens por ano para cada um dos 1.755 funcionários. Seria possível encher 97 Boeings 737-800 com capacidade para 187 passageiros.

No ano passado, as companhias bancaram 14.687 viagens, segundo registros da agência, o que significa 40 viagens por dia ou 1.224 por mês. De janeiro a abril deste ano, já foram 3.471 viagens -média mensal de 868.

A Anac começou a funcionar em 2006 para fiscalizar as empresas aéreas. O passe livre foi herança do Departamento de Aviação Civil (DAC), extinto quando ela foi criada. No ano passado, o presidente da agência, Milton Zuanazzi, chegou a anunciar que a Anac não iria mais usá-lo, mas confirmou ao jornal que os funcionários voam de graça. As viagens, diz, são para fiscalizar denúncias.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: